CURSOS DE CURTA DURAÇÃO | ANALISTAS

» ANALISTA de Tributos


Resumo deste curso: Aulas presenciais. 120 horas/aula. Não é necessário ter graduação.

 

O programa ANALISTA FGV foi desenvolvido com o objetivo de atender a uma demanda do mercado corporativo em relação à contratação de jovens profissionais. Seu objetivo é capacitar estes jovens, graduandos ou recém-graduados, nas rotinas operacionais de uma área de concentração específica de uma empresa, desenvolvendo no participante, pela prática, algumas competências técnicas, sistêmicas, reflexivas e criativas que possibilitem sua atuação como Analista.

Nesse contexto, o curso Analista de Tributos contempla todas as áreas de conhecimento que fazem parte do dia-a-dia do financeiro além de disciplinas comportamentais indispensáveis para aqueles que estão iniciando, ou desejam iniciar uma atuação profissional na área. O programa do curso visa desenvolver, pela prática, competências necessárias aos jovens profissionais, a fim de que dominem as rotinas administrativas inerentes à área financeira e de que possam propor alternativas com base no conhecimento adquirido.

 

OBJETIVO
Aquisição de conhecimentos básicos de direito tributário, que qualificam o participante a evitar riscos, despesas e custos tributários desnecessários. Capacitação do participante para a análise de cenários tributários, habilidade essencial na formulação de planos de negócio, estratégias, planejamentos, etc. Capacitação do participante para a análise de questões específicas envolvendo a legislação do ICMS, IPI, ISS, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IRPF e INSS. Aquisição de conhecimentos específicos sobre as regras de retenção tributária aplicáveis às pessoas jurídicas, instituídas pela legislação federal (IR, CSLL, PIS, COFINS, INSS), qualificando o participante para a análise destas retenções. Capacitação dos participantes para a correta tomada de decisão diante de controvérsias e cobranças administrativas tributárias. Capacitação do participante para a avaliação da viabilidade e dos riscos advindos de planejamentos tributários propostos por terceiros. Capacitação do participante para a compreensão de modelos de planejamento tributário e identificação de oportunidades de redução da carga tributária.

 

PÚBLICO ALVO
Administradores, economistas, contadores, controllers, consultores, gerentes, empresários, executivos, auditores, diretores, investidores, membros de conselho, bem como todos que atuam ou desejam atuar nas áreas tributária ou financeira. O curso é destinado a todos os profissionais que demonstrem interesse na área tributária, não havendo pré-requisito de formação universitária prévia. No curso poderão ser disponibilizados textos e vídeos em inglês, por isso é importante que o aluno tenha razoável compreensão da língua inglesa.

 

PROGRAMA

  1. Introdução ao Sistema Tributário Nacional
  2. Lançamento e Crédito Tributário
  3. Análise do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias)
  4. Análise do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
  5. Análise do ISS (Imposto sobre Serviços)
  6. Análise do IRPJ/CSLL (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e CSLL)
  7. Análise do PIS/COFINS (Contribuição Social para o PIS e COFINS)
  8. Análise do IRPF/INSS (Imposto de Renda da Pessoa Física e INSS)
  9. Retenções na Emissão de Notas Fiscais (IR, CSLL, PIS, COFINS, INSS)
  10. Fiscalização e Processo Administrativo Tributário
  11. Conceitos Essenciais na Realização do Planejamento Tributário
  12. Técnicas de Planejamento Tributário

 

CARGA HORÁRIA
120 horas/aula.

 

INÍCIO OU PREVISÃO DA PRÓXIMA TURMA
Consulte nosso calendário clicando aqui.

 

COORDENAÇÃO
Felipe Dutra Dantas. Doutorando. Mestre em Direito Tributário, com estudos realizados no Brasil e no exterior. Especializado em Planejamento Tributário e Reestruturações Empresariais, com Ênfase em Estratégia em Inovação. Professor e Palestrante em diversas instituições, dentre as quais podem ser citadas: FGV, IBMEC, PUC-Rio, FDC, AMCHAM, IBEF, IBRACON, IDEMP, UCAM, UNESA, UGF, IPECRJ, IOB, TREVISAN, NASAJON, DELOITTE, COAD, UCB, ACP. Advogado com mais de 20 anos de experiência em Consultoria Tributária. Dentre os clientes já atendidos, podem ser citados: Alfaparf, ALTM, Ambev, Amper, Baker Hughes, BC Projetos, Best Power, Binders, BNDES, BR Distribuidora, Brascan Energética, Brasil Telecom, Braskem, BRF, Casa Granado, CDSA, CELG, CHP, COPEL, CPRM, Credix, CSN, DASA, Duke, Eletronuclear, Embratel, Enel Power, Estado do Rio de Janeiro, Fábrica Carioca de Catalizadores, Farmoquímica, Fiocruz, Flumar, Fundação Souza Cruz, Globo, Geap, Gouvêa Vieira, Grupo Pão de Açúcar, Instituto Portus de Seguridade, Intelig, Ipiranga, JBS, Laboratório Fleury, Lojas Americanas, Maersk, Mauá-Jurong, Media Fashion, Media Promo, Mil Geradores, Mills, Núcleos Instituto de Seguridade Social, ONS - Operador Nacional do Sistema de Energia Elétrica, ORGA Systems, Othon, Petrobras, PD Tech, Ponte para a Vida, Raízen Combustíveis, Receita Federal do Brasil, Rio Atlântica Hotel, Schweitzer Mauduit, Samsung, Sita, Star Shipping, TAM, TBG – Gasoduto Bolívia-Brasil, Telelistas, TGMC, TIM, Tribunal de Contas da União, Uncle K., Unitor, Uranus, Vale, Walmart, Zona Sul. Atuou como Consultor da Deloitte, Sócio do Escritório BT Advogados, e Sócio da C3 Consultores.

 

IMPORTANTE: A EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de alterar a data de início do curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida ao aluno, sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, a EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do curso e não importem em ônus adicional para o aluno ou na redução da carga horária total.