CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO | MBAS

» MBA em Gestão: Empresarial com extensão internacional


Resumo deste curso: Aulas presenciais. 472 horas/aula. É necessário ter graduação e passar por análise curricular.

 

O mundo empresarial, devido a suas constantes mudanças, tem exigido e buscado profissionais competentes, hábeis em gerenciar diferentes áreas e com uma visão estratégica para enfrentar os desafios. Essa busca de profissionais de gabarito tem impulsionado cada vez mais os executivos a procurarem, em Programas de Educação Continuada, o conteúdo e conhecimento para assim atender às necessidades imediatas do mercado.

Sendo assim, para suprir essa demanda, foi criado o MBA em Gestão: Empresarial, que aborda uma multiplicidade de conceitos e práticas, essenciais para a formação de profissionais que buscam agir e intervir no mundo dos negócios, cada vez mais globalizado e competitivo.

O programa é destinado a profissionais que desejam se instrumentalizar nas diversas áreas do conhecimento da administração. Essa interdisciplinaridade faculta ao participante uma visão estratégica no processo decisório. Sua estrutura tem por objetivo oferecer o aprimoramento dos executivos, oriundos de diferentes áreas de formação acadêmica, para assumirem posições de destaque nas organizações. Os temas abordados enfocam agilidade, liderança, flexibilidade para enfrentar a incerteza, criatividade, comunicação, relacionamento interpessoal e grupal, bem como instrumentais nas diversas áreas de atuação do executivo: finanças, marketing, gestão de pessoas, controladoria e estratégia, dentre outras. Ou seja, todos os temas estão associados ao desenvolvimento de habilidades e oferecem os conhecimentos técnicos e gerenciais para a formação do gestor contemporâneo. É de se destacar também, o desenvolvimento da capacidade empreendedora do participante, aluno, onde o mesmo é incentivado a desenvolver um projeto final de curso, de caráter prático, que venha agregar valor para si próprio ou para a empresa em que atua.

O sucesso do curso vem sendo plenamente reconhecido, tornando-o o programa de maior aceitação pelo mercado entre todos oferecidos, sendo responsável por aproximadamente 33% do total de todos os alunos dos MBAs da Fundação Getulio Vargas, estando presente em todas as unidades próprias e cidades atendidas pela rede de conveniadas da FGV. É o programa “líder na formação de líderes”.

 

OBJETIVO
Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa. Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios. Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios. Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar de um projeto de carreira. Desenvolver a visão estratégica do aluno. Desenvolver habilidades básicas de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder. Aprofundar o conhecimento específico da gestão empresarial. Desenvolver habilidades pessoais em gestão empresarial.

 

PÚBLICO ALVO
Profissionais cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que sintam necessidade de atualização e reciclagem de conhecimentos. Profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem, além de experiência profissional, sólidos conhecimentos nas áreas de economia, gerência, finanças, estratégia, pessoas e marketing. Profissionais que desejem desenvolver sua capacidade empreendedora por intermédio da condução de um novo negócio - próprio ou projeto em sua empresa.

 

PROGRAMA

  1. Gestão de Pessoas
  2. Negociação e Administração de Conflitos
  3. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
  4. Gestão Estratégica
  5. Economia Empresarial
  6. Matemática Financeira
  7. Contabilidade Financeira
  8. Marketing
  9. Jogos de Negócios
  10. Gestão Integrada de Custos e Orçamento
  11. Gestão de Vendas
  12. Inovação nas Organizações
  13. Finanças Corporativas
  14. Gestão da Qualidade e Processos
  15. Direito do Consumidor
  16. Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação
  17. Empreendedorismo
  18. Plano de Negócios
  19. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
  20. Módulo Internacional (1)

 

CARGA HORÁRIA
472 horas/aula.

 

INÍCIO OU PREVISÃO DA PRÓXIMA TURMA
Consulte nosso calendário clicando aqui.

 

COORDENAÇÃO
Isnard Marshall Junior. Doutor em Engenharia Química pela Escola de Química - UFRJ/RJ, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/RJ, Especialista em Administração pela PUC/RJ e Administrador de Empresas pela EBAPE - FGV/RJ. Participou de diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização no exterior, destacando-se: Brazilian Program for Quality Management promovido pela AOTS/JUSE (Yokohama, Japão - 1991), Business Seminar pela Ohio University (Athens, EUA - 2002), Business and Management for International Professionals pela University of California (Irvine, EUA - 2003 a 2007, 2009 e 2010), Conducting Business in a Changing World pela University of Tampa (2011) e Public Policy, Finance and Investment Strategies pela University of Chicago. Larga experiência gerencial e ampla visão interdisciplinar, adquirida em mais de 25 anos em cargos executivos e de direção em empresas nacionais e multinacionais com atuação nas áreas de gestão da qualidade, marketing, treinamento e desenvolvimento, estratégia empresarial, orçamento, controladoria, informações gerenciais e desenvolvimento e implantação de novos negócios. Na área acadêmica, pela Fundação Getulio Vargas/FGV, atuou como Coordenador Adjunto de Área (1997 à 2003) e, desde 1997 atua como Coordenador Acadêmico de diversos MBAs, em diferentes localidades do Brasil. Na área de ensino é professor do curso de graduação da ESAGS - Escola Superior de Administração e Gestão e da EBAPE (FGV). Em termos de pós-graduação, ministra as disciplinas ligadas à temática Gestão da Qualidade e Melhoria de Processos, Projeto Integrado de Negócios e orienta trabalhos e projetos de final de curso - TCC. Coordenador e autor do livro "Gestão da Qualidade" da série FGV Publicações, editado pela Editora FGV em 2003. Autor de artigos e parecerista em congressos e revistas. Experiência acadêmica acima de 20 anos na atividade de ensino em MBAs e superior a 15 anos em coordenação acadêmica pedagógica de programas em educação executiva. Professor dos programas Management e In Company da Fundação Getulio Vargas. Prêmios: Melhor Coordenador Acadêmico (2007) e Melhor Professor (2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014).

 

(1) Fica facultado ao candidato a inscrição em um dos Módulos Internacionais oferecidos pela EduCon Educação Continuada e Carreira e Fundação Getulio Vargas. A não adesão ao módulo implica: a exclusão do titulo “Internacional” no Certificado de Conclusão de Curso e a redução da carga horária total para 432 horas/aula. Os Módulos Internacionais disponíveis são: Módulo Finanças para Executivos (Indiana State University, Estados Unidos), Módulo Inovação (MIT Professional Education, Estados Unidos), Módulo Gestão Empreendedora e Desenvolvimento de Sucessores (Babson College, Estados Unidos) e Módulo Empreendedorismo, Inovação e Liderança (Mondragon Unibertsitatea, Espanha).

 

IMPORTANTE: A EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de alterar a data de início do curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida ao aluno, sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, a EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do curso e não importem em ônus adicional para o aluno ou na redução da carga horária total.