CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO | MBAS

» MBA em Gestão: Industrial com extensão internacional


RESUMO DESTE CURSO: Aulas presenciais. 472 horas/aula. É necessário ter graduação e passar por análise curricular.

 

Não é raro ver, dentro de uma empresa, a função da produção colocada num papel reativo e secundário com relação a outras áreas igualmente estratégicas como Marketing, Vendas, Finanças, Pesquisa e Desenvolvimento, Recursos Humanos, entre outras.

Com o acirramento competitivo dos mercados, porém, a definição de "que preços cobrar", "que prazos prometer" e "com qual qualidade fabricar" foge ao controle puro e simples de qualquer área da organização, tornando-se um fato externo à mesma, determinado pelo mercado. Neste contexto, a gestão da produção passa a ter um conteúdo não meramente tático e operacional, mas também estratégico, tornando-se um conhecimento de interesse não apenas dos gestores da produção mas também de profissionais das mais diversas áreas da organização e de toda a cadeia de valor onde a mesma se insere.

Com essa nova perspectiva, a gestão da produção assume um caráter essencialmente pró-ativo, devendo ser capaz de conjugar as preocupações tradicionais ligadas à eficiência do processo e redução de custos com aspectos mais diretamente relacionados à satisfação dos clientes como qualidade do produto, cumprimento de prazos e rapidez na adaptação a novas circunstâncias de mercado, como introdução de novos produtos, mudanças de mix e de capacidade de produção, entre outros aspectos.

 

OBJETIVO
Apresentar as abordagens integradas e os métodos avançados de gestão da produção, avaliando o estado da arte, discutindo experiências práticas e prospectando caminhos futuros. Com isso, procura-se desenvolver no participante a capacidade de adequar e utilizar, em ambientes de produção distintos, as técnicas estudadas considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos visando o aumento da lucratividade e competitividade de suas empresas.

 

PÚBLICO ALVO
Profissionais que tenham concluído a graduação e com, no mínimo, cinco anos de experiência na área. Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Profissionais dos mais variados setores de uma empresa comprometidos com o contínuo aprimoramento das operações de produção
e prestação de serviços com vistas a geração crescente de valor para clientes, acionistas, colaboradores internos e externos.

 

PROGRAMA

  1. Gestão de Pessoas
  2. Negociação e Administração de Conflitos
  3. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
  4. Gestão Estratégica
  5. Economia Empresarial
  6. Matemática Financeira
  7. Contabilidade Financeira
  8. Marketing
  9. Jogos de Negócios
  10. Sistemas de Produção e Serviços
  11. Tecnologias de Gestão de Fluxo de Produção
  12. Tecnologias de Gestão da Capacidade de Produção
  13. Tecnologias de Gestão de Materiais
  14. Tecnologias de Programação, Acionamento e Controle de Operações
  15. Logística Integrada na Rede de Suprimentos
  16. Processo Decisório pela Contabilidade de Ganhos
  17. Método Estruturado de Solução de Problemas Aplicado à Situações Reais
  18. Desenvolvimento de Carreira
  19. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
  20. Módulo Internacional (1)

 

CARGA HORÁRIA
472 horas/aula.

 

INÍCIO OU PREVISÃO DA PRÓXIMA TURMA
Consulte nosso calendário clicando aqui.

 

COORDENAÇÃO
Ricardo Sarmento Costa. Doutor em Engenharia de Produção. É Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão Industrial, do MBA em Gestão da Produção e Qualidade, e das Pós-Graduações em Engenharia de Produção e em Lean Manufacturing da FGV. É Professor da EBAPE-FGV no Mestrado Executivo em Gestão Empresarial. É o fundador da Trilha da Inovação. Foi pesquisador na Brunel University, University of Warwick, Instituto Nacional de Tecnologia, e fez especialização na AOTS do Japão em produtividade e qualidade. É consultor no campo das modernas tecnologias de gestão de operações para empresas como Michelin, Nokia, Moto-Honda, Siemens, Sony, CCE-Compaz, Agfa, Vale, Philips, Coca-Cola, Cargill, dentre outras.

 

(1) Fica facultado ao candidato a inscrição em um dos Módulos Internacionais oferecidos pela EduCon Educação Continuada e Carreira e Fundação Getulio Vargas. A não adesão ao módulo implica: a exclusão do titulo “Internacional” no Certificado de Conclusão de Curso e a redução da carga horária total para 432 horas/aula. Os Módulos Internacionais disponíveis são: Módulo Finanças para Executivos (Indiana State University, Estados Unidos), Módulo Inovação (MIT Professional Education, Estados Unidos), Módulo Gestão Empreendedora e Desenvolvimento de Sucessores (Babson College, Estados Unidos) e Módulo Empreendedorismo, Inovação e Liderança (Mondragon Unibertsitatea, Espanha).

 

IMPORTANTE: A EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de alterar a data de início do curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida ao aluno, sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, a EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do curso e não importem em ônus adicional para o aluno ou na redução da carga horária total.