CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO | MBAS

» MBA em Gestão: Saúde com extensão internacional


RESUMO DESTE CURSO: Aulas presenciais. 472 horas/aula. É necessário ter graduação e passar por análise curricular.

 

As novas configurações econômicas que vêm sendo delineadas - a crise do Estado e a competitividade - e a própria importância da atividade sanitária, têm gerado um movimento mundial que busca o aprimoramento dos seus modelos de gestão.

Hoje, a capacidade das Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde, públicas e privadas, em empregar seus recursos de forma mais eficiente e eficaz, não apenas influencia diretamente seus resultados, como afeta até mesmo sua capacidade de sobrevivência no mercado.

Os modelos de gestão atualmente aplicados a Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde têm sido incapazes de acompanhar a evolução pela qual passa a Saúde: tecnológica; epidemiológica; quanto à regulação estatal; e mercadológica, que busca um atendimento de qualidade com baixo custo.

O curso MBA em Gestão de Saúde é inovador por proporcionar uma visão macro e micro do ambiente da Saúde e por oferecer conceitos e práticas adequadas ao ambiente organizacional contemporâneo.

 

OBJETIVO
Conhecer referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde. Desenvolver competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas fundamentais que afligem a área da saúde.

 

PÚBLICO ALVO
Profissionais graduados em qualquer área de atuação que necessitem aprofundar ou adquirir conhecimentos de Gestão de Saúde.

 

PROGRAMA

  1. Gestão de Pessoas
  2. Negociação e Administração de Conflitos
  3. Gestão Estratégica
  4. Tecnologia da Informação e Inovação
  5. Marketing e Mídias Sociais em Organizações de Saúde
  6. Plano de Negócios em Saúde
  7. Ética e Sustentabilidade Social
  8. Análise de Investimento e Riscos
  9. Contabilidade para Executivos em Saúde
  10. Gestão de Custos em Organizações de Saúde
  11. Finanças Corporativas em Saúde
  12. Governança em Organizações de Saúde
  13. Gestão de Projetos em Organizações de Saúde
  14. Gestão da Logística em Organizações de Saúde
  15. Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde
  16. Gestão de Facilities e Hospitalidade em Saúde
  17. Aspectos Jurídicos em Organizações de Saúde
  18. Gestão de Serviços em Saúde
  19. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
  20. Módulo Internacional (1)

 

CARGA HORÁRIA
472 horas/aula.

 

INÍCIO OU PREVISÃO DA PRÓXIMA TURMA
Consulte nosso calendário clicando aqui.

 

COORDENAÇÃO
TÂNIA REGINA DA SILVA FURTADO. Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Planejamento e Avaliação de Serviços em Saúde pelo CNPq/UFRJ. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Especialista em Psicopedagogia pela Fundação Getulio Vargas. A experiência profissional inclui a Coordenação Acadêmica dos cursos de MBA em Gerência Executivo de Saúde da FGV, Coordenadora Acadêmica do Curso de Auditoria e Gestão de Negócios em Saúde da FGV e Coordenadora Acadêmica do Curso Administração Empresarial na Indústria Farmacêutica. É Psicoterapeuta. Ocupou cargos de coordenação no Serviço Público Federal. Autora de livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais na área de Instituições de Saúde e Recursos Humanos. Coordenadora de Projetos da FGV Projetos e Coordenadora do Núcleo de Saúde da FGV. Membro do Comitê Executivo da Federação de Hospitais. Coordenadora Científica do Mestrado Internacional em Gestão de Serviços de Saúde do ISCTE-FGV. Membro do Comitê de Medicina e Saúde para estratégia dos Jogos Olímpicos de 2016 junto à Associação de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do livro-série "Saúde - Ética e Responsabilidade Social" (Editora FGV).

 

(1) Fica facultado ao candidato a inscrição em um dos Módulos Internacionais oferecidos pela EduCon Educação Continuada e Carreira e Fundação Getulio Vargas. A não adesão ao módulo implica: a exclusão do titulo “Internacional” no Certificado de Conclusão de Curso e a redução da carga horária total para 432 horas/aula. Os Módulos Internacionais disponíveis são: Módulo Finanças para Executivos (Indiana State University, Estados Unidos), Módulo Inovação (MIT Professional Education, Estados Unidos), Módulo Gestão Empreendedora e Desenvolvimento de Sucessores (Babson College, Estados Unidos) e Módulo Empreendedorismo, Inovação e Liderança (Mondragon Unibertsitatea, Espanha).

 

IMPORTANTE: A EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de alterar a data de início do curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida ao aluno, sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. Adicionalmente, a EduCon Educação Continuada e Carreira e FGV se reservam no direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do curso e não importem em ônus adicional para o aluno ou na redução da carga horária total.